sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dossiê Jd. Leonor - 3º Parte


Postagem anterior: Dossiê Jd. Leonor 2º parte

Passam-se os anos, 35, 36, 37, 38 e o SPFC recém-fundado torna-se um time extremamente fraco, sem dinheiro, sem time, sem estádio, vivendo de favores dos demais grandes clubes.
Então o SPFC literalmente pede esmola, faz um torneio e convida os times mais fortes da cidade, o Corinthians, Palestra e Portuguesa.
O torneio foi anunciado em jornais, não foi cobrado ingresso de associados, mas foram colocadas barricas para quem viesse assistir colaborasse com o que pudesse.
Oficialmente o SPFC NEGA, diz que o dinheiro arrecadado foi diretamente para o Estudantes da Moóca que havia acabado de tomar um prejuízo enorme devido a uma excursão por Peru e Chile (o empresário sumiu com o que foi arrecadado, que causou sérios problemas ao clube).

Se esta é a verdade, se o dinheiro foi para o Estudantes então já temos incoerências:

1-O time do Estudantes era muito mais forte que o do SPFC, possuía em seu elenco vários jogadores da seleção brasileira, então o mais natural seria o próprio Estudantes organizar o evento para tentar recuperar o folego.

2-Mentira deslavada, o dinheiro ficou mesmo com o SPFC (é o que dizem os jornais).

3-Verdade, mas depois de algumas semanas o SPFC se funde ao Estudantes, resultado: Dinheiro em caixa da mesma forma.

Jornais da época dão CLARAMENTE destaque para que o dinheiro arrecadado fosse para o SPFC, vejam:

Créditos: cruzdesavoia.wordpress.com

Muitos defendem o SPFC dizendo que esta seria uma pratica comum na época e citam inclusive outros torneios realizados até mesmo por Corinthians e Palestra, mas em nenhum deles se pediu doação alguma, muito menos teve tamanho apelo emocional:

"Como é do conhecimento publico, a renda do torneio futebolístico de hoje será em 
beneficio São Paulo F. C."
O SPFC insiste em dizer o contrario.

"A Liga de Futebol do Estado de São Paulo, num gesto de louvável sentimento de solidariedade, abriu mão da porcentagem que lhe cabe na renda do festival"
Pelo nível de solidariedade, a "vaca ia pro brejo" mesmo

As torcidas de Corinthians e Palmeiras até hoje repercutem esta história e ambas citam esta como um dos seus maiores erros, se não fosse a colaboração da torcida destes clubes o SPFC provavelmente não existiria mais.

Vídeo com mais fotos sobre o "Jogo das Barricas"

Agradecimentos à Comunidade do Orkut: CORINTHIANS - O PODEROSO TIMÃO

Mas nem é necessário se empenhar tanto em descobrir pra onde foi o dinheiro, pois chegamos à próxima vitima do SPFC.

S. C. Estudantes da Moóca:

Um clube que nos faz pensar, muita coisa estranha envolveu este clube que teve ao todo dois anos de vida.
Foi fundado por membros do SPFC, que sequer se desvincularam do clube, no caso da divida do palacete, Thomas Mazzoni (um dos maiores jornalistas esportivos do Pais) garante que teve dirigente do Estudantes que se ofereceu para quitar a divida.

Mas o fato é que o estudantes possuía o Estádio Antônio Alonso (que hoje pertence ao Juventus da Moóca , e em seu elenco contava com jogadores da seleção brasileira, teve um problema com um empresário, mas...
...Se um dirigente do Estudantes se ofereceu para quitar dividas do SPFC, não parece nada real este novo conto de fadas são-paulino.
Não seria um desfalque simples que forçaria a sua fusão com o SPFC.
 Oficialmente o SPFC diz que o Estudantes passava por grande crise financeira e que devido a isso e a proximidade dos diretores o SPFC assimilou o Estudantes.
 Isso, o SPFC havia acabado de fazer um torneio caça-níquel, não tinha sede, não tinha time, não tinha nada e de repente como num passe de mágica, aqueles que nem a Disney consegue imaginar eles reaparecem com um time com vários jogadores de altíssimo nível e de quebra conseguiram outro estádio (até agora já foram dois estádios GANHOS).
 O Estudantes também foi indiretamente responsável pela falha do Tiete em disputar o Paulista de 35, na fusão com o Tiete vários jogadores não foram pra lá e sim para o Estudantes(estranho, parece que foi até premeditado). Existe uma explicação muito lógica para o Estudantes ter um time extremamente forte, ele surgiu que uma fusão de um clube chamado C. A. Paulista (sem grandes feitos) e o poderoso Internacional, este sim um grande clube que sempre foi competitivo.
 O que é real é que o Estudantes não precisava do SPFC, e nem teria como, pois o SPFC estava falido, sua situação era muito pior, pedindo doações pelos jornais.
 Não existe qualquer tipo de lógica nesta fusão, se ela ocorresse NO MINIMO o nome a ser mantido seria o Estudantes.
 O time do SPFC era tão, mais TÃO fraco que após a fusão o time era composto por NOVE jogadores do Estudantes, DOIS do SPFC e o técnico...
...Vicente Feola do Estudantes.
 Finalmente o SPFC tinha conseguido executar outro golpe bem dado, o clube se tornava novamente competitivo.
 Outro clube padeceu, mais uma vitima.
 Recapitulando a lista:
 Paulistano, Atlético das Palmeiras, Tiete e Estudantes(e vem mais)

 Continua...
Parte 4
Comentários
0 Comentários